Universidades

Universidade Autonoma de SAN SEBASTIAN - (UASS)

Site: http://www.uass-pjc.edu.py/


A Universidade Autônoma de SAN SEBASTIAN - (UASS) é uma instituição privada sem fins lucrativos habilitada e autorizada pela Lei nº 3185 de 18 de Abril de 2007 e com o parecer favorável do Conselho da Universidade nos termos da Resolução No. 14 de 12 de março de 2007, com uma missão clara e uma visão que alcançou reconhecimento e apoio de toda a sociedade.

Universidade Autonoma de SAN SEBASTIAN - (UASS)

Universidade Católica

Site: https://www.universidadcatolica.edu.py/


Processo de criação da Universidade Católica “Nossa Senhora da Assunção”


Concebido pela hierarquia católica


A Universidade Católica "Nuestra Señora de la Asunción" foi concebida pela hierarquia católica do Paraguai como uma entidade de ensino superior, no final dos anos 1950. Os trabalhos anteriores foram organizados pelo então arcebispo de Assunção e presidente da Conferência Episcopal do Paraguai (CEP), Dom Aníbal Mena Porta.



Em setembro de 1959, em plenário, o CEP reafirmou seu direito de fundar escolas de ensino superior e o reconhecimento desse direito pela Constituição Nacional de 1940, então vigente.


Decreto de fundação


O decreto de fundação - assinado pela Bispa Mena Porta em 13 de fevereiro de 1960 - afirma que a Universidade Católica se chamará "Nossa Senhora da Assunção" e estará sob o alto patrocínio do CEP e a alta liderança do Arcebispo de Assunção em qualidade de Grande Chanceler. Prevê também que o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Assunção sejam homenageados como patronos dos mesmos.


Em 22 de março de 1960, o Governo Nacional através do Decreto nº 9350 autorizou o funcionamento da Universidade Católica “Nuestra Señora de la Asunción”. Nos considerandos, afirma que “a criação de uma nova Universidade representa um contributo eficaz para o desenvolvimento cultural do país, para a formação intelectual, moral e técnica dos jovens e para o desenvolvimento e conservação do património científico nacional”.


Estatutos e reformas


Em 24 de junho de 1960, pelo Decreto nº 11.079, o Governo aprovou o regimento interno da Universidade e reconheceu o seu estatuto jurídico. Em 6 de setembro de 1960, a Honorável Câmara dos Representantes da Nação aprovou a Lei Nº. 663 "pelo qual a Universidade Católica" Nuestra Señora de la Asunción "foi habilitada a conceder graus e diplomas" através do Ministério da Educação e Culto.



Em 18 de abril de 1996, o Presidente da República do Paraguai pelo Decreto nº 13.059 aprova as modificações introduzidas nos estatutos, deliberadas na Assembleia Geral Extraordinária de 13 de julho de 1995. A este respeito, a Procuradoria-Geral da República e o Consultor Jurídico do Ministério do Interior opinaram favoravelmente.



Em 18 de janeiro de 2008, uma nova reforma dos Estatutos é aprovada pela Presidência da República pelo Decreto nº. 11.739, com base nos documentos aprovados pelo CEP e notarizados em cartório, conforme credenciado na escritura nº 30 de 14 de novembro de 2007.



O 200º. A Assembleia Plenária Extraordinária da Conferência Episcopal do Paraguai, reunida em 2014, aprovou modificações ao Estatuto da Universidade, que foram ratificadas pela Sé Apostólica e pelo Governo Nacional.

Universidade Católica

UPAP

Site: https://upap.edu.py


História



A Universidade Politécnica e Artística do Paraguai (UPAP) tem uma longa história baseada no sólido compromisso de seus fundadores com a educação e o país.


A instituição como tal foi se transformando ao longo do tempo e em resposta às novas necessidades que surgiram no campo educacional, aliando formação profissional, arte, cultura e tecnologia.


O Prof. Manuel Viedma e a Licenciada Emma Paoli Viedma foram os fundadores visionários de profunda vocação que começaram a escrever uma nova história na educação, considerando a criatividade como uma das principais competências para o desenvolvimento do talento humano.


No centro da imagem, os fundadores Manuel Viedma e Emma Paoli


Assim, em 1972 foi criado o Estudo Superior de Artes Plásticas e Aplicadas (ESAP), cuja autorização judicial do Ministério da Educação nº 53 foi concedida em 21 de outubro de 1974.


Enquanto isso, em 1989, com uma visão focada nas projeções futuras, Don Manuel Viedma foi premiado com uma bolsa do Governo Nacional e da Embaixada de Israel para participar de um treinamento sobre inovação educacional.


O passo seguinte foi dado em 1990 com o estabelecimento de um convénio com o CEAC, o Instituto pioneiro de Formação Profissional a Distância em Espanha, esta ligação deu um ar de novas perspectivas, o que permitiu avançar e iniciar o projecto para que o ESAP passe para se estabelecer como uma universidade. Esse convênio ajudou o instituto a atingir todo o território nacional, realizando o repasse de todo o material didático para outras partes do Paraguai.


A fim de gerar novas alternativas educacionais em resposta às expectativas atuais da sociedade paraguaia e fazer uma relação no desenvolvimento da criatividade em todas as suas dimensões, artística, científica e tecnológica em conjunto com a Associação Paraguaia para a Educação e o Desenvolvimento (APED ) elaborou o projeto e geriu a criação de uma Universidade Politécnica e Artística, foi apresentado ao Conselho de Universidades, órgão regulador que aprovou sua criação em 6 de setembro de 1996 com a vigência da Lei Nacional nº 954 / 96.


A UPAP é uma entidade educacional autônoma regida pela Constituição Nacional e pelas leis que a regulamentam, foi habilitada em três modalidades de estudo: presencial, semipresencial e a distância, tornando-se pioneira na educação a distância no Paraguai, desenvolvendo aulas por meio da Sala de Aula Virtual por meio da Plataforma Canvas com mais de 18.000 usuários ativos.


Atualmente oferece 45 cursos de graduação relacionados a arte e tecnologia, além de negócios, humanidades, saúde e ciências jurídicas, além de propostas de pós-graduação incluindo especializações e mestrados. Ele vem transformando a vida de mais de milhares de jovens, hoje profissionais altamente capacitados, destacando-se uma miríade de casos de sucesso no mercado de trabalho.


A tarefa não foi fácil, mas o árduo trabalho ao longo de mais de duas décadas conseguiu forjar laços em todo o território nacional através do posicionamento de subsidiárias em 16 dos 17 departamentos do Paraguai, bem como com países vizinhos, Brasil, Argentina, Uruguai. Além disso, Chile e Espanha, permitindo que a universidade se ajuste aos padrões internacionais de qualidade.


Autoridades da UPAP acompanhadas pelo Reitor da Universidade Autônoma do Chile


A universidade, com o firme propósito de beneficiar os seus alunos e através deles o país em geral, tem conseguido importantes alianças que permitem um progresso constante ao nível da qualidade da formação ministrada em todas as áreas, um exemplo disso é a construção do Hospital Universitário San Lorenzo (HUSL), a criação do Centro de Comunicação da Ciência, a publicação de artigos científicos, pesquisas e treinamentos constantes.


Hospital Universitário San Lorenzo (HUSL)


Nesse sentido, cumpre todos os normativos expedidos pelos órgãos reguladores responsáveis ??por garantir a qualidade educacional no país, nesse sentido, recentemente e por meio da Resolução ANEAES nº 94 de 11 de março de 2020, a certificação , por mais 4 anos da carreira de Medicina, a cargo da Faculdade de Ciências da Saúde, subsidiária Ciudad del Este km 10, no âmbito do mecanismo de avaliação e acreditação de licenciaturas do modelo nacional, após o cumprimento de todos os demandas que a formação de profissionais médicos requer.


Cerimônia de formatura


Por ser uma instituição politécnica e artística, o cuidado e a valorização dos projetos arquitetônicos fazem parte da sua identidade, mostra a sede reformada que mescla um moderno prédio de sete andares de estilo racionalista com uma casa antiga, patrimônio construído no início de 1900 pelos irmãos Piris, em estilo neoclássico italiano, característico da cidade de Assunção no final do século XIX.


UPAP

UNIVERSIDADE PACIFICO

Site: https://www.upacifico.edu.py


Historia (2018)



São apresentados os resultados correspondentes à Segunda Fase de implantação do Projeto Integrado Multiprofissional Interdisciplinar de Responsabilidade Social Universitária (PIMI), promovido pela Universidade do Pacífico em aliança estratégica e colaboração mútua com o Governo do Departamento Central e a Comissão Comunitária de Vizinhança. por Yukyry.


 A Primeira Geração se forma na Escola de Professores da Universidad del Pacífico, projeto promovido pela Diretoria Geral Acadêmica, com o objetivo de gerar mudanças na carreira da Medicina, por meio da formação de alunos assistentes que assumirão papel de destaque na o processo de ensino-aprendizagem.



 A UP participa da Conferência Regional de Educação Superior de Córdoba, colaborando com a Declaração e Plano de Ação sobre Educação Superior na América Latina e Caribe, documentos que serão apresentados pelos países da América Latina e do Caribe à Conferência Mundial de Ensino Superior 2019, na sede da UNESCO, localizada em Paris, França.



 A Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (ANEAES) aprova a atualização das carreiras de Comunicação Audiovisual e Design Gráfico.



 Continua o andamento das obras de construção do Campus Universitário da cidade de Pedro Juan Caballero.



 As obras de melhoria e ampliação dos blocos de salas de aula são realizadas na sede de Assunção.

UNIVERSIDADE PACIFICO

UNIVERSIDADE UNINTER

Site: https://uninter.edu.py


REVISÃO HISTORICA


Em 20 de junho de 2003, foi criada a Universidade Internacional “Tres Fronteras” (UNINTER), pela Lei nº 2.142. Seus fundadores, Dr. Juan Gregorio Silvero e Ing. Gustavo R. Duarte, decidiram aproveitar suas experiências na gestão de universidades, aceitando o desafio de planejar a Primeira Universidade Privada com Sede em Ciudad del Este.


Em agosto de 2003, as aulas começaram na UNINTER com a abertura das carreiras em Direito, Administração de Empresas e Engenharia Eletrônica com ênfase em Telecomunicações. Atualmente, esses alunos fazem parte da Primeira Turma da UNINTER.


Além das carreiras de graduação, em 2003, foram abertos os Cursos de Técnico Sênior em Eletrônica e Técnico Sênior em Relações Públicas, Protocolo e Cerimonial. No que se refere à pós-graduação, a UNINTER abriu os seguintes mestrados: Gestão Empresarial, Direito e Administração Educacional.


A primeira sede foi localizada no Microcentro de Ciudad del Este, na Av. Luis María Argaña, no Edifício MAKRO. Posteriormente, a fim de facilitar o acesso aos alunos que vinham de várias cidades para estudar, a UNINTER se instalou no KM 4 da cidade, nas ruas Comandante Sánchez e Comandante Giménez, local onde, até hoje, o desenvolver as aulas.


Atualmente, a UNINTER possui 7 subsidiárias em todo o interior do país, além da cidade de Assunção, capital do Paraguai. Tudo em constante crescimento.

UNIVERSIDADE UNINTER

UNIVERSIDADE UNINORTE

Site: https://www.uninorte.edu.py


História


A Universidad del Norte é uma entidade autónoma, de direito privado, criada a 27 de Maio de 1991 pelo Decreto do Poder Executivo n.º 9689 de acordo com o disposto na Lei n.º 828/80 sobre as Universidades. 29 anos após sua fundação, a Universidad del Norte foi reconhecida por um grande número das mais qualificadas personalidades intelectuais nacionais e internacionais como o novo paradigma ético e acadêmico da educação superior paraguaia. Fiel ao seu lema "Qualidade, Ciência e Cultura", a Universidad del Norte, hoje o maior contribuinte universitário do Instituto de Seguridade Social, atingiu níveis e metas nunca antes alcançadas por instituições de ensino superior no Paraguai.

UNIVERSIDADE UNINORTE

UNIVERSIDADE CENTRAL DEL PARAGUAY UCP

Site: https://www.medicinaucp.com


NOSSA HISTÓRIA



CONHEÇA MAIS SOBRE A UNIVERSIDADE



A Faculdade de Medicina da Universidade Central do Paraguai é reconhecida por ser uma das maiores universidades com excelente qualidade de ensino e importante infraestrutura. Foi fundada em 2006 e implementada por meio da Lei nº 3.153, aprovada em 14 de dezembro de 2006 e implementada em 20 de dezembro de 2006 de acordo com o artigo 204 da Constituição Nacional do Paraguai.



A UCP oferece três cursos de graduação: Medicina (Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este), Engenharia e Odontologia. (Assunção) A Faculdade de Medicina está localizada na Sede I, localizada a 450 das Nações Unidas, atrás do Palácio da Justiça em Pedro Juan Caballero. O campus da universidade atualmente tem 2 andares, 16 salas de aula insonorizadas, sistema de som integrado, espaço para estudantes, restaurante universitário com ar condicionado, histologia, microbiologia, laboratórios de anatomia, biblioteca física com livros médicos do primeiro ao sexto ano, computação automatizada , internet wireless gratuita para alunos, refeitório, fotocopiadora, sistema biométrico, sistema de monitoramento 24 horas em alta definição em uma área construída de 4.000 quadrados.



A UCP tem 13 projetos de extensão universitária, entre os quais se destacam a Liga Universitária de Traumatologia e Emergências Médicas (LUTEM) e a Liga Universitária de Pediatria (LUPED). O maior hospital universitário do Paraguai será inaugurado em breve, proporcionando uma infraestrutura moderna com laboratórios de pesquisa médica e grupos de pesquisa. O futuro Hospital Universitário da UCP pretende tornar-se um dos maiores centros de investigação médica e científica do país.



A UCP é autorizada pelo Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai em virtude da Resolução nº 577/2018. Karlos Bernardo, diretor-geral de todas as oficinas centrais da UCP, afirma que a excelência da instituição vem com o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos.



 Com o objetivo de um teste superior de aprovação na revalidação de diplomas no exterior, a Universidade Central do Paraguai oferece preparação intensiva para a revalidação. A Faculdade de Medicina da Universidade Central do Paraguai busca constantemente desenvolver e promover a excelência no ensino e na pesquisa.


MISSÃO


Promover ou promover o desenvolvimento integral do aluno, através de metodologias e espaços de aprendizagem transformadores e estimulantes, com vista a fomentar a autonomia criativa, a competência profissional e a cidadania.


VISÃO


Ser uma instituição de excelência na formação profissional e humanística de seus alunos, reconhecida pela empresa por sua relevância para a proposição e solução de problemas locais e globais.

UNIVERSIDADE CENTRAL DEL PARAGUAY UCP

UNIVERSIDADE COLUMBIA

Site: https://www.columbia.edu.py/


História


A Universidade de Columbia do Paraguai é a primeira universidade não confessional do Paraguai, criada em aplicação da Lei 828 de Universidades em 8 de março de 1991. Foi criada na estrutura física e acadêmica da instituição de ensino superior e intermediário Columbia - MOC. A sua constante evolução técnica e profissional, assim como o seu trabalho de formação perseverante e ininterrupto, permitiram-lhe um avanço sustentado até se converter no mais importante Centro de Estudos Superiores do Paraguai.


A Columbia University tem suas origens em Columbia - MOC (Modern Business Organization), fundada no primeiro dia. Junho de 1943 por Don Rubén Urbieta Valdovinos; na época, um jovem de 22 anos, muito habilidoso na digitação, que teve a ideia de fazer a manutenção das primeiras e poucas máquinas de escrever existentes no país. As máquinas recompostas passaram por um período de "experimentação" realizado por pessoas que queriam aprender o ofício da digitação. Iniciando suas atividades educacionais com uma máquina, uma pequena sala de datilografia logo precedeu a oficina. Com o passar dos anos, o treinamento tornou-se missão institucional. Na década de 1960, outros estudos relacionados à formação técnico-empresarial foram incorporados aos cursos oferecidos pela Columbia: taquigrafia, inglês, secretaria executiva, contabilidade e administração de empresas. Links internacionais foram criados com instituições semelhantes nos Estados Unidos e em quase toda a América Latina.


Essa transformação pode ser percebida até no nome da instituição, que ao incorporar cursos de formação técnica profissional aos poucos passou a ser reconhecida e divulgada como Academias Columbia, conferindo à instituição um caráter puramente educacional.


Em 1972 e devido à grande expansão e grau de especialização da casa de estudos, especialmente na área empresarial, foi apresentado o primeiro pedido de reconhecimento oficial como universidade. Por motivos políticos, este pedido não foi bem-sucedido. Só depois de quase duas décadas, em 1991, dois anos após a queda do governo da ditadura, a Universidade de Columbia do Paraguai foi oficialmente reconhecida. Em suas tradicionais carreiras de Administração de Empresas e Contabilidade, ingressam em Ciência da Computação, Turismo e Hotelaria. Consolidadas as carreiras iniciais, a oferta é ampliada para um total de 14 carreiras de graduação, além de diversos cursos de pós-graduação e técnicos.


Desde o seu início, a Columbia aceitou os desafios da crescente internacionalização, oferecendo educação e informações da mais alta qualidade comparável às melhores universidades do mundo. Por isso, atualmente, seus graduados estão preparados e interagindo em igualdade de condições com seus pares de outras regiões do mundo.


A Universidade de Columbia do Paraguai é reconhecida como a primeira pela busca contínua da excelência acadêmica, através da participação de destacados professores paraguaios e estrangeiros de prestigiosas universidades mundiais, o contínuo desenvolvimento de suas modalidades e métodos, a construção e atualização de infraestrutura permanente e a incorporação dos últimos avanços tecnológicos à educação. Graças à sua excelência, hoje a Columbia University já conta com mais de 71 anos de experiência.

UNIVERSIDADE COLUMBIA